Características e obras do Barroco no Brasil – Resumo do Barroco no Brasil.barroco brasileiro Barroco no Brasil: Contexto Histórico, Características e Obras  Resumo.

O estilo Barroco teve sua origem na Itália e rapidamente se espalhou por toda a Europa chegando inclusive ao Brasil, na época ainda uma colônia de Portugal. O Barroco no Brasil ou Barroco Brasileiro, iniciou-se por volta do século XVII com a instalação dos jesuítas e missionários no solo que até então era ocupado principalmente por nativos.Na época eram constantes os confrontos entre portugueses e índios, especialmente nas tribos mais hostis que não aceitavam a dominação.

Enquanto a colônia vivia esse contexto social a Igreja Católica enfrentava problemas em toda a Europa com a disseminação das religiões protestantes e a crescente perda de fiéis. Sua reação ficou conhecida como Contra-Reforma e foi o pontapé necessário para que a arte e o estilo de vida das pessoas sofresse fortes alterações. As produções artísticas perderam o caráter liberal do Renascimento e passaram a estar intimamente ligadas a teologia e a conceitos religiosos.

mosteiro de sao bento Barroco no Brasil: Contexto Histórico, Características e Obras  Resumo
Mosteiro de São Bento
Aleijadinho Barroco no Brasil: Contexto Histórico, Características e Obras  Resumo
Cristo carregando a cruz, Santuário de Congonhas de Aleijadinho

..Esses efeitos foram sentidos no Brasil, mas de forma um tanto diferente. Além de chegar tarde na colônia, o Barroco não possuia aqui a sofisticação europeia. A situação econômica das terras que hoje formam o Brasil não permitia grandes investimentos na formação de artistas, o que tornou a produção tecnicamente inferior a europeia mesmo com o apoio da Igreja Católica que se tornou uma grande mecenas.

.É por isso que os grandes legados da arte barroca possuem teor sacro como esculturas de cenas bíblicas, pinturas com representações de anjos e a inconfundível arquitetura das igrejas do período. Não podemos deixar de citar Aleijadinho, grande nome das artes plásticas reconhecido até os dias de hoje. A literatura também teve personalidades memoráveis como o poeta Gregório de Matos e o Padre Antônio Vieira.

arquitetura Barroco no Brasil: Contexto Histórico, Características e Obras  Resumo
Arquitetura característica do Barroco Mineiro ou Rococó

..O estado de Minas Gerais sofreu o que chamamos de povoamento tardio, uma vez que ele ocorreu de forma mais recente. O resultado disso foi o surgimento do que alguns críticos chamam de Barroco Mineiro. Existe uma grande polêmica já que alguns defendem que não se trata de uma versão do Barroco, mais sim um estilo independente sucessor: o Rococó. Barroco Mineiro ou Rococó, o fato é que as cidades de Minas ganharam ares mais sofisticados, mas sem perder a essência brasileira que Aleijadinho e Mestre Ataíde conseguiram incrementar ao estilo europeu. Os valores regionais foram incorporados criando características únicas, brasileiras.

.O período era sem dúvida de muita opressão. A igreja lutava contra os reformadores por meio da Inquisição e instaurava um clima de medo constante em seus fiéis que se viam divididos entre o material e o espiritual, o prazer e o dever. Ao mesmo tempo eram mostradas cenas bíblicas que remetem ao amor e à compaixão, como os momentos de dor imensa do sacrifício de Jesus Cristo.

.Mesmo com toda a influencia dos colonizadores, não podemos negar que o Barroco foi o primeiro estilo que adquiriu as características das pessoas que aqui estavam e ajudou na formação da nossa cultura. Até hoje os centros históricos de Minas Gerais e da Bahia principalmente são protegidos pela UNESCO já que contam um pouco da história de nosso país.

Escreva aqui no blog EssaseOutras seu comentário.