Notícias

Brasil Está Entre Os 10 Países Mais Desiguais do Mundo

Imagem: Google Imagens

Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) com dados de 2015 e divulgado neste ano, revelou que o Brasil apresenta uma desigualdade social exorbitante, além disso, a desvalorização da mulher na sociedade ainda é muito forte no país e como consequência também uma desigualdade de renda considerável.

O Brasil caiu dezenove posições no quesito de desigualdade social, compartilhando sua colocação com os países Panamá e a Coreia do Sul. Porém, Irã e Botsuana tiveram um resultado ainda pior, ambos países caíram respectivamente 40 e 23 posições.

No ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estamos na 79° posição considerando 188 países na pesquisa. A Noruega continua liderando este ranking com o IDH de 0,949. (Lembrando que o IDH é mensurado na escala de valores de 0 à 1).

A desigualdade também está presente na questão da renda, pois a diferença entre o pobre e o rico representa 37%. Outro aspecto analisado neste estudo é a desigualdade de gênero no Brasil. A ausência de equiparação salarial entre homens e mulheres é evidente em nosso país, a comparação feita pelo programa da ONU indica uma grande discrepância, ainda que as mulheres avancem em seu estudos e tenham condições fazer suas carreiras profissionais, elas continuam ganhando 66,2% menos que a renda masculina, independentemente da área e do currículo, as mulheres não conseguem as mesmas oportunidades que os homens seja em relação a carreira ou o piso salarial.  

Fonte: El País

Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.