Dominio: noticiasnumclick.xpg.uol.com.br
Chave: fd9efdd43a0d14fa4ca94d1e582af7e6c756d4c6
Hora do cache: 1495732430
Vida do cache: 1495775630
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 42b23b94289236aae38857f52e610749ad95f407
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Educação

Colonização da América Espanhola: Exploração, Escravidão e Indígenas

.Colonização da América Espanhola: Exploração, Escravidão e Indígenas

.

Como você sabe a Descoberta da América foi feita por Cristóvão Colombo embora ele não soubece que se tratava de um novo continente. A contastação foi feita por Américo Vespúcio que como homenagem teve o seu nome dado ao novo mundo. Como as terras despertaram interesse tanto em Portugal quanto na Espanha, o papa espanhol Alexandre VI propôs a Bula Inter Coetera que dava à coroa lusitana apenas terras africanas. Como eles não gostaram do que receberam foi assinado um ano depois o Tratado de Tordesilhas que dividia a América entre portugueses e espanhóis.

Com a chegada dos colonos ao novo território iniciou-se o que chamamos hoje de Colonização da América Espanhola. Os espanhóis realizaram expedições de reconhecimento nas novas terras e ao encontrarem povos nativos subjungaram indígenas e destruíram grandes sociedades. Foi assim com os Incas, Maias e Astecas que já estavam em declínio mas ainda assim ofereceram grande resistência aos dominadores.

.Apesar de muitas pessoas atribuírem a derrota dessas civilizações às suas profecias religiosas e à presença de cavalos e armas de fogo do lado espanhol, hoje sabe-se que o fator responsável pela morte dum grande contingente da população nativa foi o que chamamos de Guerra Biológica. Os indígenas não tinham anticorpos para combaterem os vírus e bactérias trazidos pelos europeus e muitos morriam de doenças consideradas simples mas que no organismo deles era letal.

Como os povos nativos representavam um impecílio na busca por metais preciosos, os espanhóis consolidavam alianças com muitos deles para conseguir derrotar seus rivais. Eles também costumavam estudar a cultura e os costumes desses povos para garantir a vitórias nas batalhas.

 A administração da colônia era realizada por vice-reinados, com seus respectivos vice-reis que seguiam ordens do rei da Espanha, e capitanias gerais. Os principais vice-reinados foram Rio de Prata, Nova Granada, Peru e Nova Espanha enquanto que as principais capitanias gerais foram Chile, Cuba, Guatemala e Venezuela.

.A sociedade era fortemente estatizada com cinco classes principais. São elas:

  • Chapetones: homens nascidos na Espanha que cobravam impostos. Eram muito respeitados e até mesmo obedecidos por todos os outros.
  • Crioulos: espanhóis nascidos na América que possuíam minas e fazendas. Eram respeitados por terem grande poder aquisitivo.
  • Mestiços: eram descendentes da mistura entre espanhóis e indígenas e trabalhavam pesado nas minas e nas fazendas.
  • Índios: nativos que eram subjugados e escravizados contra a lei (através da mita* e da encomienda**).
  • Escravos negros: africanos trazidos como escravos que eram usados em regiões onde não haviam nativos.

* Mita: processo no qual os espanhóis invadiam tribos indígenas e ofereciam aos nativos proteção em troca de sua mão-de-obra;

** Encomienda: processo em que os índios eram induzidos a trabalharem em troca da salvação de suas almas;

O caráter exploratório da dominação se baseou na extração de metais preciosos que inicialmente foi motivada pelo mito de "Eldorado" e ganhou força com a descoberta de regiões ricas em ouro e prata na América.

Assuntos do Artigo:
  • a exploracao da america espanhola
  • america espanhola
  • colonização da américa exploração e resistência
  • colonização espanhola tópicos
  • descoberta de ouro na america espanhola
  • exploracao da america a america espanhola
  • exploração da América espanhola

Comente Via FaceBook

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.