Bem-Estar

Como Controlar Hemorragias: Cuidados e Orientações Gerais Socorro

Como Controlar Hemorragias –  Confira cuidados e Orientações Gerais de pronto socorro.

Separamos para você algumas dicas de o que fazer em casos de acidentes com ferimentos graves ou leves que sangram sem parar, o que chamamos de hemorragia. Confira a seguir dicas:

  • O primeiro passo em caso de hemorragia é estancar o sangue, colocando sobre o ferimento um pano limpo e absorvente, pressionando por mais ou menos 10 minutos. Caso o pano ensope, não retire-o e sim coloque outro por cima e pressione.
  • Eleve o membro ferido até o nível do coração caso seja possível, o que ajudará diminuir o fluxo sanguíneo. No entanto este procedimento não é valido para ferimentos causados por perfuração. Neste caso, o sangue deve fluir normalmente evitando que as toxinas se acumulem no organismo.
  • Se o ferimento for em uma artéria e o sangue estiver jorrando, procure imediatamente um pronto-socorro, o caso é grave e merece atenção médica urgente. Apenas coloque um pano no ferimento e continue pressionando enquanto socorre a vítima. Não se deve colocar torniquete para parar a hemorragia, pois pode gangrenar e causar danos aos nervos.
  • Olhe com atenção e veja se têm pedaços de vidros ou outras partículas e retire-as com uma pinça. Lave bem o ferimento com água e sabão e aplique bandagem evitando assim infecções.
  • Se o ferimento ocorreu através de objetos sujo de terra, leve a vítima ao pronto-socorro evitando assim o tétano e verifique a vacinação.
  • Caso o ferimento foi no rosto, mesmo que seja sem gravidade, estanque o sangue e encaminhe a vítima à um hospital. Deve-se tomar cuidados para que não fique cicatrizes, o que pode ser evitado com o atendimento médico rápido e feito por um cirurgião plástico. Os pontos devem ser feitos até seis horas do acidente.
  • Caso o ferimento, principalmente se for na cabeça, peito ou abdômen causar sensação de formigamento ou torpor na vítima, é necessário o atendimento médico. Neste caso, pode ter acontecido danos aos nervos, mesmo que controle a hemorragia.

Gostou das dicas? Comente aqui o blog Notícias Num Click.

Fonte – Guia Prático de Primeiros Socorros. ABSA.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.