Educação

Conheça como Eram os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga – Estrutura, Origem, Modalidades

Conheça como Eram os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga – Estrutura, Origem, Modalidades

Conheça como Eram Jogos Olímpicos na Grécia Antiga – Estrutura, Origem, Modalidades

Os jogos olímpicos clássicos tiveram origem na cidade de Olímpia na Grécia, por volta de 776 a.C. Os atletas que competiam esses jogos representavam cada um a sua cidade-Estado da Grécia Antiga, em geral eram homens livres que falavam grego, os vencedores eram considerados como heróis e recebiam como condecoração coroas de louro e ramos de palmeira e oliveiras.

O evento era organizado com fins religiosos (em homenagem aos deuses), políticos (harmonizar as cidades-Estado) combinados com o espírito esportivo (destacando a importância da saúde). Os jogos olímpicos eram realizados de quatro em quatro anos promovendo a paz olímpica que por sua vez dava descanso aos conflitos.

As modalidades esportivas eram três: corridas, lutas e pentatlo.

Corridas

De estádio (stadium): os atletas percorriam o estádio em apenas uma volta que totalizava 192 metros.  No duplo estádio (diaulós) os competidores precisavam dar duas voltas, ou seja, percorriam aproximadamente 384 metros. Já o Dolichos era a corrida que exigia mais resistência física pois poderia variar de 7 à 24 estádios.

Com armas (hoplitródomo): eram as corridas com instrumentos de guerra. Nesta modalidade, os esportistas deveriam percorrer de 2 a 4 estádios carregando armaduras, capacetes, escudos, protetores de pernas e outros utensílios para combate.

Lutas

Palé: sem golpes, os participantes tinham que derrubar seu inimigo no chão por três vezes. Considerava-se como ponto para o lutador quando o mesmo derrubava seu adversário de costas, com ombros ou com o peito sobre o chão.

Pugilato: semelhante ao boxe, os competidores podiam desferir golpes com as mãos protegidas por pedaços de couro.

Pancrácio: é o mais violento de todos pois assemelha-se com o vale-tudo. Nesta competição, os participantes da luta não podiam dar golpes nos genitais, enfiar o dedo nos olhos ou morder.

Pentatlo

Composto pelas cinco principais modalidades dos jogos olímpicos:

Lançamento de dardo: Inspirado nas guerras, esta modalidade tinha por objetivo o arremesso de lanças (dardos) utilizadas em batalhas, os lançamentos deveriam alcançar grandes distâncias.

Lançamento de disco: Os competidores tinham de arremessar os discos em grandes distâncias. Esses discos eram confeccionados com pedras ou bronze e pesavam aproximadamente 6kg.

Corrida de estádio: corrida de 192 metros

Salto em distância: os atletas corriam com halteres para dar impulso e consequentemente a distância do salto seria maior. Estes instrumentos eram carregados nas mãos pelos competidores e eram feitos em pedra ou bronze.

Palé: luta sem golpes em que os competidores deveriam derrubar seu inimigo por três vezes no chão.

Deixe seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • imagens de namorados em lezenho

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.