Saúde

Como Evitar LER: Lesão por Movimento Repetitivo, Cuidados e Exercícios

Como Evitar LER: Lesão por Movimento Repetitivo, Cuidados que devemos ter.

A maneira como o ser humano trabalha e faz suas tarefas cotidianas ou sua rotina de um modo geral devido a modernidade e tecnologia, não é o ideal e nem o indicado para o bom funcionamento do corpo humano.

Ficar hora em frente de um computador, ou digitar repetidamente por longos períodos, andar de automóvel e não caminhar como é o recomendado entre outros hábitos da humanidade atual podem gerar problemas graves e sérios à saúde.

Estudos mostram que a postura correta e o descanso são muito importantes para evitar lesões de repetição  e costumes modernos. São dores, dificuldades de movimentação, formigamento nos dedos, entre outros males da atualidade.

Quem já ouviu falar em LER (lesão por esforço repetitivo)? LER é uma doença, que ataca os ossos e músculos, com origem em atividades repetitivas, geralmente ligados ao trabalho. Movimentos repetitivos como os de digitar no computador, ou apertar o mouse, trabalhar como telefonnista, copiadora, serviços domésticos, um simples movimento que se repete e não é feito corretamente pode gerar a LER.

A tendinite, uma inflamação nos tendões, é a lesão mais comum e conhecida causada por movimentos repetitivos. A síndrome do túnel do carpo, a tendinite de Quervain, o dedo em gatilho e o cotovelo de tenista são outros problemas de saúde decorrentes da LER.

Cuidados

São necessário alguns cuidados para evitar as  dores da LER. Esses cuidados são:

  • Fazer pausas durante qualquer atividade e saber respeitar os limites do corpo.
  • Adaptar à pessoa a altura e a posição dos aparelhos, o que proporciona maior naturalidade e conforto a quem estiver sentado. O monitor deve estar à altura dos olhos, para evitar que a pessoa abaixe a cabeça e force o pescoço.
  • Ter atenção com a postura, ao usar o teclado e o mouse, o cotovelo deve formar um ângulo de 90 graus. Os dois pés devem ficar apoiados no chão e, se a máquina for compartilhada por indivíduos de alturas diferentes, o uso de almofadas pode resolver o problema.
  • Ao usar laptops ou computadores portáteis no colo, o ideal é recostar-se bem no assento, apoiar os pés no chão e colocar algum objeto para deixar o computador um pouco mais alto. Procure trabalhar colocando-o sobre a mesa.

Ao executar um trabalho braçal, ou pegar algo no chão, o ideal é dobrar os joelhos e usar as duas mãos. Siga estas dicas na íntegra e com certeza evitará problemas de LER.

Gostou da matéria? Comente aqui no blog Notícias Num Click.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.