Culinária

Dicas de Culinária: Tipos de Fermento – Cuidados, Armazenamento, Uso

Dicas de Culinária: Tipos de Fermento – Cuidados, Armazenamento, Uso

tipos de fermento

O fermento é o ingrediente principal no preparo de pães, bolos, doces, massas de salgados, pizzas, etc. Sua função é auxiliar o crescimento desses alimentos, mas para que suas receitas saiam conforme o esperado, é necessário conhecer o tipo de fermento a ser usado e aprender um pouco mais sobre as diferenças de um tipo para outro.
Para esclarecer algumas dúvidas de como usar cada tipo de fermento, como armazenar e as diferenças entre eles, colocamos abaixo informações importantes para você que é iniciante na cozinha. Confira: 

Tipos de Fermento

Fermento Químico tipos de fermento 1

Conhecido também como fermento em pó, é o tipo utilizado na preparação de bolos, biscoitos e massas leves em geral. Além de auxiliar o crescimento, ele fornece leveza as massas de bolo. Sua composição é basicamente formada por bicarbonato de sódio, sua reação acontece quando há calor e deve ser mantido longe da umidade.

Os fermentos biológicos são fermentos compostos por microorganismos vivos que quando entram em contato com os ingredientes como a farinha e água, se reproduzem e se alimentam da glicose presente nos ingredientes da sua massa, e consequentemente eles expelem gases que proporcionam o crescimento e leveza da massa, mas isso só ocorre onde há calor. Os biológicos são fermentos usados no prepraro de massas mais pesadas como a de pães, pizzas e salgados assados. Existem duas versões de fermentos biológicos são eles: 

Fermento biológico seco instantâneo (fermento granulado)tipos de fermento 2 

Com uma durabilidade maior que 5 meses, este fermento vem embalado em pacotes. O fermento granulado pode ser adicionado diretamente à farinha e conserva-se fora da geladeira. 

 

Fermento biológico fresco 

tipos de fermento 3

 

Este é o famoso fermento das padarias. Sua duração é menor do que o fermento seco. Sua durabilidade atinge no máximo 45 dias. Para conservar é necessário deixar na geladeira. Vende-se em tabletes nos supermercados ou por kilo em padarias.

 

 

Gostou das dicas sobre os tipos de fermento? Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.