Educação

François Quesnay (1694-1774) – Biografia

François Quesnay (1694-1774) – Biografia 

François Quesnay (1694-1774) - BiografiaFrançois Quesnay foi um economista e médico francês que nasceu em 1694. Ele foi o fundador da primeira escola de economia na França. Suas ideias eram opostas ao mercantilismo e como fisiocrata, ele acreditava que o que determinava o grau de poder de uma economia seria sua agricultura através da mais valia. Seus pensamentos eram baseados nos pensadores iluministas de Versalhes.

François Quesnay foi médico do rei francês Luís XV (1710-1774) e depois passa a se interessar por economia em 1756. Os fisiocratas acreditavam que a ordem natural não poderia ser interferida pelo Estado. Quesnay influencia o investimento em poupança, servindo como inspiração para David Ricardo e Adam Smith.

"Tableau économique" (Quadro econômico) foi a sua obra principal publicada em 1758, nela, o autor apresentou as relações entre as classes econômicas: classe produtiva (arrendatários capitalistas), estéril (classe que não produz além do suficiente ou classe que não gera excedente) e dos proprietários de terra (nobreza) através de um sistema econômico criado por ele com base em dados reais. A maior parte de suas obras foram publicados em enciclopédias em 1756.

O economista faleceu em 1774, mesmo ano da morte do rei francês Luís XV.

Deixe seu comentário sobre François Quesnay.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.