Dominio: noticiasnumclick.xpg.uol.com.br
Chave: fd9efdd43a0d14fa4ca94d1e582af7e6c756d4c6
Hora do cache: 1495905440
Vida do cache: 1495948640
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 42b23b94289236aae38857f52e610749ad95f407
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Escola

Geografia – Resumo Sobre: Tipos de Chuva, Classificações, Exemplos, Meteorologia

Imagem: Google Imagens

O ciclo da chuva pode ser entendido como um processo de evaporação da água presente em nossa atmosfera e o retorno da mesma em estado líquido.
A precipitação ocorre quando o vapor sobe e se concentra nas nuvens onde a temperatura fria, faz com que o vapor se condense e forme as gotículas de chuva suspensas no céu. Quando há muita concentração dessas gotículas na nuvem, a mesma “expele” essa água em forma de chuva.

Tipos de Chuva

Esse fenômeno natural pode ser classificado em alguns tipos como:

Imagem Adaptada: Google Imagens

Chuvas de convecção ou convectivas – são popularmente conhecidas como chuvas de verão, elas acontecem quando as massas de ar quente e úmida ascende camadas mais frias, a água condensa-se e então temos a consequente precipitação que geralmente é breve mas seu volume é intenso. 

Chuvas ciclônicas ou frontais – ocorre quando a massa de ar fria se choca com a massa de ar quente. Esta colisão faz com que a água em forma de vapor se condense e entre em estado líquido, formando a chuva frontal.

Chuvas orográficas – está relacionada ao relevo. As massas de ar carregadas de vapor d'água precisam elevar-se ao se deparar com deteminadas topografias como montanhas, serras e demais elevações. Este movimento ascendente permite que a nuvem alcance uma altura favorecendo a condensação da umidade presente nas massas de ar quente e assim inicia-se a chuva. 

Deixe seu comentário. 
 

Comente Via FaceBook

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.