Inflamação na Gengiva, Periodontite: Causas, Cuidados e Prevenção

inflamação da gengiva Inflamação na Gengiva, Periodontite: Causas, Cuidados e PrevençãoA falta de higiene bucal leva ao acúmulo de bactérias na superfície dos dentes formando o biofilme bacteriano ou placa bacteriana, que leva à inflamação na gengiva, a gengivite.

A gengivite  mal tratada progride para a periodontite, que leva a perda das estruturas que  seguram os dentes na boca (osso, ligamento e cemento), o que a longo prazo, em estágio avançado leva a perda dos dentes afetados.

Doença silenciosa, a periodontite não causa dor no início, sendo notada somente pelo sangramento gengival.

O diagnóstico precoce levam a sequelas menores, o cirurgião dentista deve ser consultado ao menor sinal de sangramento na gengiva, para que seja feito um tratamento adequado e eficaz.

Periodontite e doenças sistêmicas

A inflamação da gengiva  que pode se transformar em periodontite pode causar doenças sistêmicas. O que é doença sistêmica? Doença sistêmica, são doenças desenvolvidas em outros órgãos, decorrentes de uma outra doença, no caso a periodontite.

A periodontite pode levar a doenças cardiovasculares, diabetes Mellitus, nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.

Periodontite e maternidade

A doença periodontal quando acontece em mulheres grávidas, por ser uma infecção, é um fator de risco, que pode levar ao nascimento de bebês prematuros e de baixo peso e estar a associada a pré-eclampsia.

A doença periodontal leva o aumento na circulação sanguínea de mediadores inflamatórios e coticinas que podem levar a contrações uterinas e a disseminação de bactéria patogênicas pela corrente sanguínea.

Periodontite e Diabetes

O diabetes mellitus é caracterizado por uma desordem metabolica, levando ao aumento da glicose no sangue a hiperglicemis. A periodotite é uma infecção bacteriana que se não for tratada leva a perda das estruturas de suporte do dente.

Em pessoas com diabetes a doença periodontal é mais severa, as infecções crônicas podem levar no diabético a um aumento significativo do açúcar no sangue, mesmo estando sendo tratado e monitorado pelo médico endocrinologista e sendo alimentado corretamente. Se tratada, a periodontite pode também estabilizar o nível de glicemia em diabéticos.

Periodontite e doenças cardiovasculares

A DCV ou doenças cardiovasculares estão associadas a vários fatores, e entre eles a periodontite. A infecção bacteriana relacionada a doença periodontal causa o aumento  da liberação de mediadores inflamatórios aumentando o risco do infarto do miocardio.

O tratamento da periodontite é fundamental para evitar ou diminuir os riscos de enfarto, causado pela entrada de bactérias no sangue diariamente pelo sangramento gengival. A periodontite dá condições para a endocardite. Pode ainda levar a um aumento do LDL( colesterol ruim) e podem ser encontrada bactérias da periodontite em placas de gordura e tecido fibroso formados nas paredes dos vasos sanguíneos.

Prevenção da inflamação na gengiva e da periodontite

  • Escove diariamente seus dentes e faça uso do fio dental;
  • Ao menor sinal de sangramento e inflamação da gengiva procure um cirurgião dentista.

Atenção a saúde começa pela boca, é necessário a visita ao dentista no mínimo duas vezes ao ano para consultas preventivas.

Gostou das dicas sobre a inflamação na gengiva e periodontite? Comente aqui no blog Notícias Num Click. Obrigada pela visita e até mais…