Música

Jogos Pedagógicos para Educação Musical: Cartelas de Figuras Rítmicas

Jogos Pedagógicos para Educação Musical. Construção de jogos rítmicos e aula de musicalização usando o jogo rítmico construído.

PARTITURA TEU PÉZINHO

Como construir o jogo rítmico: faça cartelas com as figuras rítmicas da canção escolhida (sugestão de música, "Teu Pézinho"), compasso por compasso. Recorte, cole em papel grosso, cubra com papel contact ou plastifique as cartelas.

Procedimentos da aula: Toque a música escolhida no piano, teclado, violão, flauta ou o instrumento musical disponível ou em CD para os alunos ouvirem e conhecerem. Fale sobre ela historicamente como autor, quando foi composta, etc.

Escreva a letra e a partitura da música na lousa ou distribua folhinhas com a música para cada aluno. Cante-a com eles. Inove, crie um cânone de vozes, use percussão corporal batendo os pés quando a letra cita-o, etc.

Faça o solfejo rítmico para o reconhecimento das figuras rítmicas.

Após a canção estar bem familiarizada para os alunos, reúna-os em círculo, espalhe as cartelas das figuras rítmicas da canção sobre um tapete no centro do círculo e peça para os alunos montarem a partitura com as cartelas.

Outra sugestão é tocar as figuras rítmicas com instrumentos de percussão reciclados, feito de sucata ou os instrumentos musicais disponíveis.

Objetivos da aula: Aumentar o repertório folclórico; aprender cantar,  aprender figuras rítmicas e solfejo rítmico, socializar-se.

Este mesmo jogo pode ser feito com músicas mais complexas, dependendo do estágio de aprendizado dos alunos.

Gostou das dicas de jogos pedagógicos??? Gostaria de compartilhar seus conhecimentos em musicalização? Comente.

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. vilma disse:

    Gostaria de partitura para iniciante  de musicas faceis. Obrigada

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.