.Tecido Muscular Estriado Esquelético, Cardíaco e Liso: Veja as Funções

tecido muscular Tecido Muscular Estriado Esquelético, Cardíaco e Liso: Veja as Funções

.O Tecido Muscular é formado por células de formato alongado, as chamadas fibras musculares ou miócitos. Ele é responsável pelos movimentos, contrações e distenções que possibilitam uma série de atividades realizadas no nosso corpo e possui células ricas em proteínas.

As fibras musculares são tão importantes e peculiares que suas estruturas recebem nomes especiais. Temos como exemplos a sacolema – membrana plasmática, o sarcoplasma – citoplasma e o retículo endplasmático não granuloso – retículo sarcoplasmático.

Devido as suas diferenças de função e de estruturas o tecido muscular foi dividido em três tipos. São eles:

tecidos musculares Tecido Muscular Estriado Esquelético, Cardíaco e Liso: Veja as Funções

.

……………* Estriado esquelético: ocorre em músculos do esqueleto que realizam contração dependente da vontade e possuem miócitos muito longos, com certa de 30 centímetros de comprimento. As fibras musculares são multinucleadas e seus núcleos se encontram geralmente na região periférica do sarcoplasma.

.

……………* Estriado cardíaco: ocorre apenas no coração e realiza contração involuntária de grande intensidade e ritmada. Possui miócitos estriados que têm dois ou mais núcleos localizados no centro da célula e ramificações que se unem através dos discos intercalares.

.

……………* Não Estriado ou Liso: ocorre nas vísceras, artérias e músculos isolados sendo responsáveis pelos movimentos peristálticos (peristaltismo). Possui fibras alongadas, sem estrias e com apenas um núcleo realizando contrações involuntárias e lentas.

.Cada um desses três tipos possui suas estruturas próprias e características que se relacionam com a sua função e atuação. Mas e você, o que achou do resumo que nós preparamos sobre o tecido muscular estriado? Foi útil para você ou faltou alguma coisa? Deixe o seu comentário.