Resumo do livro Til de José de Alencar – Análise da obra, história e personagens.

livro til Til Resumo de José de Alencar: História, Personagens e Análise da Obra

.O livro TIL foi lançado em 1871 pelo famoso escritor brasileiro José de Alencar. O romance que se passa no interior paulista conta a história de Berta (Inhá, Til), uma jovem "pequena, esbelta, ligeira e buliçosa" que desperta a paixão de todos a sua volta. Seu irmão de criação, Miguel, é um moço alto, ágil, de talhe robusto. Filho de Nhá Tudinha, é seu maior admirador e vive tentando conquistá-la.

Os dois são amigos dos irmãos gêmeos de "cabelos castanhos e olhos pardos" Linda e Afonso, filhos do fazendeiro Luis Galvão e sua esposa D. Ermelinda. Linda ama Miguel, que não lhe corresponde e Afonso gosta de Berta, que lhe quer como bom amigo. Os quatro costumam se encontrar nas margens do rio Tanquinho para conversar e brincar, sendo que Berta faz de tudo para que Miguel se interesse pela sua bela amiga.

Berta é muito amorosa e gosta de ajudar as pessoas. Sempre que possível visitava Zana, ex-escrava que enlouqueceu, e tentava ensinar Brás, sobrinho órfão de Luis Galvão que vivia na fazenda e tinha problemas mentais. O garoto de 15 anos era um parvo "feio e descomposto em seus gestos" que costumava realizar traquinices muitas vezes maldozas contra familiares e amigos. Ele idolatrava Berta e tinha ciúmes de seu esmero com Zana e sua amizade com seu primo Afonso.

Todos conhecem a fama de Jão Fera (Bugre), o capanga mais temido da região que cometia as maiores atrocidades. Ele rondava a fazenda de Luis Galvão, o que causou um pressentimento em D. Emerlinda. De fato Jão tinha sido pago por um desafeto do fazendeiro para matá-lo, mas devido a amizade de infância que os dois tinham custava em cumprir sua parte do combinado.

jose de alencar rosto Til Resumo de José de Alencar: História, Personagens e Análise da Obra

.Temendo pela vida de Luis, Berta, conversa com o Bugre e impede que ele mate o homem. Por conta disso o capanga fica em débito com Barroso (Ribeiro), o homem que lhe pagou. Em busca do dinheiro para saldar a dívida arruma outros trabalhos e negocia a própria liberdade com um de seus inimigos.

Enquanto isso Gonçalo Pinta, que tinha inveja de Jão Fera, se une a alguns caipiras para matar-lhe. Sabendo do plano, Berta que estimava o capanga apesar de suas maldades, vai ao seu encontro avisá-lo. No caminho acaba sendo cercada por uma arrancada de queixadas. Bugre a salva e mesmo feridos os dois conseguem escapar da armadilha com vida.

Durante o livro descobrimos que Berta é filha de Besita, uma linda mulher que foi abandonada pelo marido Barroso ainda na noite de núpcias. Vítima de uma armadilha, acabou engravidando de Luis Galvão e foi assassinada por Barroso assim que ele descobriu a traição. Com sua morte Jão Fera (Bugre), que amava Besita, levou a filha bastarda de Luis para ser enjeitada na casa da mãe da Miguel.

Antes de se entregar o capanga salva Luis Galvão de uma emboscada armada por Barroso e seu bando, que provocam um incêndio na fazenda, e acaba levando a culpa pela morte dos bandidos. Depois de se entregar ele consegue fugir e impede que Barroso mate Berta. O Bugre mata o homem de forma violenta deixando a menina, que não conhece sua história, enojada.

 tabela personagens til jose alencar livro Til Resumo de José de Alencar: História, Personagens e Análise da Obra

.Diante do desprezo de Inhá Jão prefere se entregar para a polícia, mas ao vê-la durante uma festa toma uma atitude desesperada. Após fugir da cadeia se disfarça e faz declarações desconexas a respeito do parentesco entre Berta e Afonso. Confusa D. Emerlinda exige uma explicação e o marido lhe conta o mal que fez a Beista na juventude.

Tentando se redimir o casal vai atrás de Berta querendo levá-la para morar na fazenda, mas omite a trágica história de sua mãe. Pressentindo o engano Berta pede que Jão Fera lhe conte sua história e ele conta. A menina ouve atenta o relato e ao fim decide rejeitar Luis Galvão tomando para si como pai o capanga que sempre a protegeu e amou sua mãe como a uma santa. Os dois se abraçam emocionados.

Jão Fera, Zana e Brás passam a morar com a menina que abre mão da vida confortável na fazenda para cuidar do "idiota, da louca e do facínora remido". Ela decide que seu lugar é com os que sofrem e tomada por infinita abnegação passa a se dedicar a essas almas castigadas. “Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.”

."Era a flor da caridade, alma sóror."

Assim acaba o livro que fala de amor altruísta e de caridade. A menina que de todas as galinhas, prefere a que não tem pernas, encontra um sentido para sua vida no bem ao próximo. Além de abrir mão de seu amor por Miguel para fazer feliz sua amiga Linda, decide esbanjar toda a sua graça e beleza onde há tristeza e desgraça!

Mas e você, o que achou do resumo do livro Til? Deixe o seu comentário.