Alimentação

Vitaminas da Batata – Nutriente e Benefícios da Batatinha à Saúde

Tudo sobre as Vitaminas da Batata

Muito apreciada na Europa e América, a batata é um tubérculo que nasce nas raízes da planta, em baixo da terra e é muito saborosa. Frita, cozida em saladas, purês, com carne, legumes, ralada, em sopas, a batata é sempre benvinda. E quanto aos seus nutrientes? A batata tem vitaminas e é saudável?

Hoje vamos mostrar nest post do blog Notícias Num Click quais são os nutrientes e benefícios da batata à saúde, onde ela é importante e porque devemos comer batata com moderação.

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Vitaminas da batata

A batata tem vitamina A, B¹ (Tiamina), B² (Riboflavina), B5 (Niacina) e vitamina C. Tem ainda minerais com maior concentração de potássio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e menor concentração de cloro, sódio, silício, ferro, manganês, arsênico. Na batata encontramos ainda proteínas, hidratos de carbono, água e calorias, sendo que a cada 100 gramas de batata temos 78,50 calorias.

A batata pode substituir na alimentação o pão, o arroz, a massa por ser fonte de carboidratos, mas por ser calórica, devemos comer a batata com moderação para não ganhar peso.

Em forma de suco, a batata combate a acidez estomacal, a azia e ajuda tratar úlceras. Ela tem substâncias como a solanina, amiláceas e mucóides, aliadas do estômago. Para tratar o estômago, a dica é ralar a batata, coar o caldo e beber 1 xícara das de chá  3 vezes ao dia.

No tratamento de nevralgias, queimaduras leves, a batata crua ralada ou em rodelas tem uso tópico. Ela tem ainda ação antiinflamatória e calmante e pode ser usada na pele.

No tratamento de inflamação da bexiga, da próstata, cálculos biliares, reumatismo e diarréia a batata é indicada.

A batata deve acompanhar alimentos ricos em ferro como carnes, porque a combinação do ferro e da vitamina C da batata ajuda na absorção do mineral, prevenindo anemia.

Contra-indicação da batata

Pessoas que sofrem com prisão de ventre devem evitar a batata.

A grande quantidade de potássio da batata prejudica pessoas com problemas renais.

O excesso de batata aumenta o estômago e pode causar bloqueio intestinal.

A batata frita se torna gordurosa, indigesta e pesada, causando incômodo estomacal além do aumento do colesterol ruim, aumento de peso causando obesidade. A dica é comer batata frita de vez em quando e em pouca quantidade.

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Assuntos do Artigo:
  • vitamina da batatinha

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