Alimentação

Vitaminas das Cascas de Frutas como Mamão, Laranja, Goiaba e Abóbora

Vitaminas das Cascas de Frutas como Mamão, Laranja, Goiaba e Abóbora

É nas cascas de frutas que encontramos a maior concentração de vitaminas, com elas podemos fazer chás, algumas delas bater com suco, ralar para saborizar pratos culinários salgados ou sobremesas. Em tempos de economia, a dica é aproveitar as cascas de frutas e usar no dia a dia em receitas.

Vitaminas das Cascas de Frutas

As cascas de limão, tangerina ou de laranja são ótimas no preparo de chás, suas raspas são ingredientes de bolos, sonho, cremes, sobremesas, bebidas e dão um sabor especial na receita. Quando secas, podem ser usadas para fazer chá quente ou gelado. Sucos e bolos podem ser preparados com a casca destas frutas, como a limonada suíça, onde os limões são batidos inteiros com água e gelo e temos um suco super refrescante e saboroso.

nutrientes-das-cascas-de-frutasA casca da manga, do mamão e frutas de coloração alaranjada são ricas em betacaroteno, antioxidante que previne doenças do coração e câncer.

Ricas em vitamina C e fibras as cascas da laranja e do limão são ótimas para combater gripes e resfriados e melhorar o trânsito intestinal. Ricas em antioxidante, com valores 20% mais altos do que a polpa da fruta, assim como o kiwi.

A casca de mamão tem mais do que o recomendado da vitamina C diária, que é de 45 mg. A vitamina C combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, dores musculares, hemorragias na gengiva, problemas neurológicos e  o crescimento de tumores.

A casca do mamão pode ser usada com a polpa em compotas, bem limpa pode ser batida em sucos e chás. Os mesmos efeitos benéficos à saúde  encontramos  na casca da acerola, da goiaba, do tomate, da manga, do caju, além das cascas do limão e da laranja.

Outros nutrientes como o fósforo, cálcio, encontramos nas cascas de frutas, no limão que temos 3 gramas de proteínas a cada 100 gramas. Encontramos na casca da laranja o cálcio, ele age na formação e na saúde dos ossos, dos músculos, dos dentes, no sistema nervoso, muscular e hormonal.

As fibras são componentes das cascas de frutas, no limão temos 6,7 gramas, mais do que o sumo da fruta. Na casca de maracujá, da laranja, da maçã, da goiaba, do tomate, da ameixa, do pêssego, encontramos as fibras. A importância da fibra vai do bom funcionamento do intestino, na prevenção do câncer de cólon, na prisão de ventre, no combate do colesterol, doenças do coração e controle do açúcar do sangue.

Na casca do limão e da banana temos o potássio, muito importante no combate da fraqueza muscular, da cãibra, e do bom funcionamento mental.

Com todas estas informações, as cascas das frutas podem e devem ser aproveitadas para o melhor aproveitamento de nutrientes das frutas.

Comente aqui no blog Notícias Num Click a matéria sobre as cascas das frutas.

Assuntos do Artigo:
  • maria braga vitaminas com casca

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.